Desde já, quando pensamos em preparar um terreno para uma nova obra, a demolição é um serviço que é frequentemente necessário. No entanto, trata-se de uma atividade de risco, que deve ser executada de acordo com todos os protocolos de segurança. Tudo isto com o objetivo de evitar acidentes desnecessários.
Além disso, esta é a etapa inicial de uma obra e deve ser feita da melhor forma possível, de forma a evitar problemas e atrasos. Por isso, aqui vai poder conhecer os tipos de demolição possíveis, bem como os cuidados que deve ter antes de partir para esse processo.
Que tipos de demolição existem?
Existem três tipos de demolição e a escolha depende de alguns fatores. Fique aqui a saber mais!
1. Demolição mecânica. Em primeiro lugar, como o nome indica, esta opção envolve o uso de ferramentas e de equipamentos mecânicos. Por norma, é feita com máquinas de médio a grande porte, como escavadoras e martelos pneumáticos. Este tipo de intervenção é útil caso queira tratar do assunto de forma rápida e eficiente.
2. Demolição com explosivos. Da mesma forma, o nome é muito ilustrativo! De facto, este método utiliza explosivos para forçar a demolição. Portanto, depois de analisar a situação e de fazer todos os cálculos necessários, os explosivos são colocados em pontos estratégicos. Contudo, esta opção não é recomendada para todos os casos, sendo muitas vezes utilizada em grandes estruturas (como estádios, rochas e arranha-céus).
3. Demolição manual. Por fim, este é um método tradicional e é feito a partir de ferramentas manuais. Além de ser a forma mais comum de demolir pequenas estruturas, é ainda muito sustentável.
Alguns cuidados a ter antes da demolição
Assim, antes de partir para esta operação, tenha em conta os seguintes conselhos:
- Procure conhecer o estado de conservação do edifício;
- Informe-se sobre o tipo de energia utilizada pelos equipamentos que vai utilizar (elétrica ou por combustível);
- Isole toda a área, desligando as redes de luz e água para garantir que as estruturas à volta não vão sofrer danos;
- Escolha as ferramentas a utilizar durante o trabalho para evitar imprevistos;
- Sinalize o local para evitar que pessoas estranhas entrem na zona antes, durante ou depois da operação;
- Planeie o que fazer com o entulho resultante da demolição;
- Use equipamentos de proteção (individual e coletiva).