A via terrestre continua a ser das opções mais populares para transportar mercadorias. No entanto, atualmente verifica-se um aumento do uso do transporte marítimo em Portugal. É curioso, não é? Por isso, é natural que se questione se o transporte terrestre de mercadorias vale a pena.
Aqui vai poder ficar a conhecer que tipos de veículos de transporte terrestre de mercadorias existem e quais as vantagens e desvantagens dos mesmos para o abastecimento.
Que tipos de veículos existem?
Em primeiro lugar, podemos classificar os veículos de transporte terrestre de mercadorias de acordo com o seu peso, capacidade de carga ou tipo de caixa. Contudo, a melhor forma de os classificar passa pela avaliação da sua estrutura.
Por isso, de uma forma simples, existem dois grandes grupos de veículos para transporte terrestre de mercadorias: os camiões rígidos e os camiões articulados.
Os camiões rígidos são veículos mais curtos e completos. Ou seja, não integram nenhum tipo de reboque.
Por outro lado, os camiões articulados são tendencialmente mais longos e dispõem de um reboque e de um semirreboque. No fundo, o camião articulado é um camião rígido com reboque.
Vantagens e desvantagens do transporte terrestre de mercadorias
Quanto ao envio de mercadorias por via terrestre, podemos afirmar que apresenta alguns prós e contras. Assim, vamos enumerar algumas vantagens e desvantagens para que possa escolher a melhor forma como a sua mercadoria vai viajar.
Vantagens
- Em primeiro lugar, a via terrestre possibilita um grande alcance e flexibilidade. Sem dúvida que é um dos melhores meios para fazer distribuição porta a porta. E, para além disso, no caso de envios de última hora, é mais fácil encontrar um veículo e um condutor para fazer a entrega;
- Em caso de avaria ou de acidente, é possível encontrar uma solução alternativa mais rápida e facilmente;
- É dos meios mais rápidos em todo o processo, nomeadamente na fase de carga e descarga da mercadoria;
- É das formas mais baratas e acessíveis de transportar mercadoria;
- O meio terrestre é o mais adequado para distâncias curtas. Além disso, serve como ligação entre outros meios de transporte.
Desvantagens
- Por outro lado, a imprevisibilidade do trânsito pode complicar a entrega da mercadoria a tempo e horas. No caso de apanhar um acidente na via, não há muito que possa fazer para acelerar a viagem;
- O volume é limitado. Em comparação com um navio, o transporte terrestre tem muito menos volume de carga;
- Por fim, é um meio muito poluente e pouco amigo do ambiente.